Em pleno combate à pandemia de Covid-19, unidades de saúde fecham em Campina por falta de EPIs

Em pleno combate à pandemia do novo coronavírus – Covid19, vinte e três Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão sem funcionar em Campina Grande porque está faltando equipamentos de proteção individual (EPIs). Conforme as denúncias, recebidas e constatadas em loco pelo Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste e Borborema (Sintab), falta inclusive máscara, tão fundamental à proteção dos profissionais de saúde e dos pacientes que dependem do atendimento nas unidades.

Como reforçou o presidente do Sintab, Giovanni Freire, é recomendação do próprio sindicato que os profissionais de saúde não permaneçam em seus postos de trabalho se os EPIs não forem disponibilizados, bem como não sejam respeitadas todas as medidas de segurança.

“Nós estamos acompanhando as condições de trabalho dos servidores da saúde desde o início da pandemia e não iremos admitir que o trabalhador corra riscos, em hipótese nenhuma, lembrando que se o servidor corre risco, a população também. Seguimos vigilantes na defesa de todos os servidores e eles têm o respaldo do Sintab para interromper as atividades caso as condições de segurança não sejam todas seguidas à risca”, reforçou.

Presidente Giovanni Freire em visita às unidades.

Giovanni lembrou a situação dos agentes de limpeza urbana, que receberam EPIs há mais de um mês e estes não foram repostos, além disso, a categoria está há mais de dois anos sem receber fardamento novo. “Muitos EPIs são descartáveis, outros não, mas precisam ser repostos porque se desgastam com facilidade por causa da demanda de trabalho. O Sintab está também cobrando da Prefeitura este material, assim como o fardamento, que há mais de dois anos este pessoal não recebe”, detalhou.

As visitas nas UBS foram realizadas nestas terça, 12 e quarta-feira, 13.

Confira a relação das UBS fechadas por falta de EPI em Campina:

1 . Malvinas 1;
2 . Ressurreição;
3 . João Rique;
4 . Bodocongó 1 e 2;
5 . Hidemburgo Nunes ( três equipes);
6 . Estreito;
7 . Nações;
8 . Monte Santo;
9 . Raiff Ramalho;
10 . Galante 1, 2 e 3;
11 . Bairro Cidades 1;
12 . Jardim Quarentena;
13 . Conceição;
14 . Jardim Paulistano 1 e 2;
16 . Ricardo Amorim equipes 1e2;
17 . Raimundo Carneiro (duas equipes);
18 . João Rique 1 e 2;
19 . Velame 1 e 2;
20 . Catingueira 1 e 2;
21 . Bonald Filho 1 e 2;
22 . Mutirão;
23 . Malvinas V.

Confira mais imagens na galeria:

Compartilhar:

Veja Mais