Servidores da saúde lotam assembleia em defesa do serviço público

Os servidores da saúde de  Campina Grande lotaram o auditório do Cine Teatro São José na manhã desta quarta-feira, 13, durante mais uma assembleia que discutiu a situação precária do serviço público de saúde no município.

O encontro foi convocado pelo Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste e da Borborema (Sintab) e dá continuidade à luta da categoria pela garantia de direitos que não estão sendo respeitados, nem em nível municipal, nem em escala nacional.

Na oportunidade, o vice-presidente do Sintab, Giovainni Freire, lembrou a preocupante reformulação da Política Nacional da Atenção Básica (PNAB), considerada como primeiro passo para o desmonte do Sistema Único de Saúde (SUS) e apresentou o resultado da reunião com a secretária Luzia Pinto, realizada na última segunda-feira, 11.

Segundo ele, embora algumas garantias tenham sido feitas pela secretária, vários problemas graves ainda persistem. Por esta razão, o calendário de movimentações continua no próximo dia 28, com nova assembleia e ato público, no pátio da Secretaria de Saúde, a partir das 8h. “Este movimento servirá para que a gente possa demonstrar todo o desaso que vem acontecendo não só com os servidores, mas com todo o serviço público de saúde aqui em Campina Grande, por isso convocamos não só os trabalhadores, mas toda a população para participar”, disse Giovanni.

O que falta:
1. Material de limpeza;
2. Água;
3. Material básico de expediente, como caneta, papel, carimbo;
4. Remédios e material básico para realização de exames, o que acarreta demora na marcação;
5. Fardamentos novos. Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) estão trabalhando com fardas velhas e rasgadas.

Pontos garantidos pela Secretaria:
1. Nomeação da comissão do PCCR da Saúde;
2. Pagamento do PMAQ atrasado;
4. Aquisição de fardamento e bolsas para os ACS e ACE, e dos tablets para os ACS, até o final de setembro;
5. Realização de concurso público em 2018, com vagas para várias áreas da saúde;

Compartilhar:

Veja Mais