Votação do Novo Fundeb acontece nesta terça-feira

Hoje é dia de decidir o futuro da educação pública no Brasil. Hoje é dia da votação do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O Fundeb atual acaba em até 31 de dezembro e com ele, também se encerra o regime de cooperação, o que irá comprometer gravemente o financiamento da educação em todo país.

Se o Fundeb não for votado nesta terça-feira, o Brasil corre o risco de não renovar esse fundo em tempo de garantir o financiamento da educação básica pública já para o próximo ano. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) divulgou estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) que aponta que sem o Fundeb, 94% dos alunos da educação básica, ou seja, mais de 20 milhões, serão prejudicados.

A aprovação do Novo Fundeb, permanente e com mais recursos, é essencial ainda para a valorização dos profissionais da educação, que são a principal mola de sustentação do ensino público no país. Além disso, a renovação do Fundeb permitirá a inclusão de mais alunos em todas as regiões brasileiras, diminuindo as disparidades que hoje existem na qualidade da educação pública.

Portanto, é fundamental a aprovação do Novo Fundeb por parte dos deputados na Câmara Federal. Acompanhe pelo site da Câmara: https://www.camara.leg.br/. Faça sua mobilização virtual, nas suas redes sociais, pela aprovação do Novo Fundeb Já, use as hashtags #NovoFundebJá, #DerrubaOVeto e #23JNovoFundeb.

Sintab, com informações da CNTE

Compartilhar:

Veja Mais