Campina Grande: Em reunião do Conselho de Sáude, o Sintab reforça manutenção da escala dos profissionais da enfermagem

Foto:
Aconteceu nesta terça-feira, dia 15, reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde de Campina Grande, da qual a diretora do Sintab Mary Priscila faz parte como conselheira.
Na ocasião, Mary Priscila reforçou a manutenção da escala dos profissionais de enfermagem nas unidades de Saúde. “Como se não bastasse trabalharem sob pressão psicológica, assédio e falta de material, agora a gestão municipal de Campina Grande está alterando de forma unilateral as escalas de trabalho e a carga horária semanal dos profissionais da enfermagem”, criticou Mary Priscila.
Segundo decisão 53/2023 do Coren-PB, para que haja mudança na escala de trabalho de um profissional de enfermagem, o profissional ERT responsável pela equipe tem que comunicar, por escrito, com antecedência mínima de 35 dias. Ademais, em Campina Grande, desde 2024, existe a lei das 30 horas semanais, regulamentando a jornada de trabalho dos efetivos e contratados da enfermagem.
O Conselho Municipal de Saúde é composto por gestores, trabalhadores e usuários do SUS para discutir pautas importantes relacionadas à saúde pública do nosso município. A participação e o controle social são fundamentais para fortalecer o SUS e garantir uma saúde de qualidade para todos.