Cidades - Lagoa Seca

Diretoras do Sintab vão a Brasília participar da Marcha das Margaridas

Publicado em 22 de agosto de 2023

Image

Foto: Ascom Sintab

Na próxima segunda-feira, 14, o Sintab embarca em direção a Brasilía/DF para participar da 7ª Marcha das Margaridas, que acontece nos dias 15 e 16 de agosto, com uma comitiva formada pelas diretoras Josi Araújo (Lagoa Seca), Lucinha Alves (Queimadas), Sonally Gonçalves (Montadas) e Nayra Nascimento (Pocinhos). Para a diretora Josi Araújo “é um momento de formação para nós, mulheres e diretoras do Sintab, por ser a maior ação em prol dos direitos das mulheres da América Latina”.

Josi também destaca a importância histórica da paraibana Maria Margarida Alves, que foi uma das primeiras mulheres no Brasil a virar líder sindical. “Nossa conterrânea deixou um importante legado no nosso país, seja na luta do campo ou na luta das mulheres”, disse ela. A 7ª Marcha das Margaridas tem como lema “Pela Reconstrução do Brasil e pelo Bem Viver” e a expectativa é reunir mais de 100 mil mulheres do campo, da floresta, das águas e das cidades.

A Marcha das Margaridas (@marchamargaridas) acontece a cada 4 anos e representa a maior ação política de mulheres da América Latina. A Marcha é coordenada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG, @contag_brasil), pelas Federações, por 16 organizações parceiras e Sindicatos filiados, entre eles o Sintab.

A Marcha tem como força inspiradora a luta de Margarida Maria Alves, uma mulher trabalhadora rural nordestina e líder sindical, que rompendo com padrões tradicionais de gênero ocupou, por 12 anos, a Presidência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande, na Paraíba. Por lutar pelo direito à terra, pela reforma agrária, por educação, por igualdade e por defender direitos trabalhistas e vida digna para trabalhadoras e trabalhadores rurais, Margarida Alves foi cruelmente assassinada na porta da sua casa, no dia 12 de agosto de 1983. Para mais informações, entre em contato pelo fone (83) 3341-3178 ou através das redes sociais do @sintablagoaseca, @sintab.montadas ou @sintabpocinhos.

Compartilhe essa informação com outros servidores e ajude o Sintab a ser mais forte

Veja Também

© 2023 - Sintab - Todos os direitos reservados.