Cidades - Lagoa Seca

Lagoa Seca: Após luta do SINTAB, município realiza eleições para diretores das escolas com participação da Comunidade Escolar

Publicado em 30 de novembro de 2023

Image

Foto:

Na última terça-feira, dia 28, a rede municipal de educação de Lagoa Seca realizou eleição para a escolha dos novos diretores da escolas do município. Para a diretora do SINTAB Lagoa Seca Josi Araújo essa eleição foi mais uma conquista do SINTAB, dos servidores e da comunidade escolar por incluir a participação popular na escolha dos gestores nas unidades de ensino. No dia 07 de dezembro, a Lei 457/2022 foi aprovada, garantindo assim consulta (eleições) à comunidade escolar nas escolas que tivessem mais de 1 candidato inscrito.

Em 2022, o SINTAB Lagoa Seca travou uma luta com a gestão, após ser aprovada no município a Lei 448/2022 que definia os critérios para a seleção de gestores escolares, apenas baseado em critérios técnicos de mérito e desempenho. “O sindicato fez Assembleia com os trabalhadores da educação deliberando uma Audiência Pública para explicar aos vereadores e a toda comunidade a importância da participação popular no processo de escolha dos gestores escolares”, explicou Josi. A Audiência foi realizada, a Lei 448 foi alterada e acrescentou a Lei 457 e, assim, foi aprovada as eleições nas escolas.

Segundo o edital normativo do Processo Seletivo para diretores escolares n° 001/2023, podiam votar alunos a partir de 11 anos, pais dos alunos e servidores efetivos. Houve eleição em apenas 2 escolas, com mais de 1 candidato: EMEIEF Zezito Ribeiro (eleita: Luciene de Lima Freire) e na EMEIEF José Batista de Oliveira (eleita: Maria de Lourdes da Silva). A diretora do SINTAB Josi Araújo participou da Comissão Organizadora do Processo Seletivo.

A Comissão Organizadora do Processo de Seletivo de Gestores Escolares e Adjuntos de Lagoa Seca/PB foi formada por:
– Josicleide Araújo Oliveira (Representante do Sintab)
– Ana Lúcia Costa Guedes Silva (Representante dos Docentes Fundamental II)
– Aurenice Vieira da Silva Costa (Representante dos Docentes Fundamental I)
– Elis Teresinha Basilio Gurjão (Representante da Seduc)

Comissão Eleitoral:
– Elisângela de Souza Apolônio (Representante dos docentes Fundamental I)
– Lucimara Pereira da Silva (Representante dos docentes Fundamental II)
– Rodrigo Oliveira (Representante dos servidores técnico administrativo)

Para mais informações, entre em contato com o SINTAB Lagoa Seca pelo fone (83) 9-9952-2282 ou através do instagram @sintablagoaseca.

Compartilhe essa informação com outros servidores e ajude o Sintab a ser mais forte

Veja Também

© 2023 - Sintab - Todos os direitos reservados.