Cidades - Campina Grande

Campina Grande: Em Assembleia, servidores da Saúde decidem ir a luta pela recomposição salarial

Publicado em 31 de janeiro de 2024

Image

Foto:

Na manhã desta quarta-feira, dia 31, após convocação do SINTAB, os servidores da Saúde de Campina Grande estiveram presentes na AABB para Assembleia da categoria, com o objetivo de deliberar a construção da Data-Base, a igualdade no IFA entre os Agentes de Saúde e Endemias; além do enquadramento e a reformulação do PCCR da Saúde. Na ocasião, ficou encaminhado pela categoria a luta pela recomposição salarial de 25%, que será discutido na próxima segunda-feira, dia 05, em reunião com o Secretário de Saúde Carlos Dunga.

O presidente do SINTAB Franklyn Ikaz (@ikazfranklyn) explicou que não se trata de um reajuste, e sim de recomposição inflacionária. “Nos últimos 10 anos, a inflação ficou em média de 70% e corroeu os nossos salários, que não acompanhou o ritmo inflacionário. Nesse período, tivemos percas salariais em torno de 25%”. Franklyn destacou que os servidores só tem até março para encaminhar a luta pela Data-Base, visto que o ano eleitoral proíbe qualquer ação do gestor após esse período.

A respeito do enquadramento do PCCR, a direção do SINTAB quer pactuar com a gestão uma cota mínima de enquadramentos que devem ser feitos por mês. “O fluxo normal de apreciação da Comissão encaminhar para a Gestão e fazer o pagamento para os servidores não está acontecendo, somente mediante ação judicial”, criticou Mary Priscila (@marypriscila), diretora do SINTAB. “Não devemos mais aceitar essa situação, é importante que o servidor se posicione e exija seus direitos”, afirmou.

Outro ponto de pauta é a necessidade de reformulação do PCCR Geral da Saúde. Ainda de acordo com Priscila, a Lei do PCCR Geral da Saúde é de 2011 e precisa ser atualizada: “cabe a nós pressionar a reformulação para se adequar as realidades locais, até porque há situações que não estavam previstas na Lei e agora são presentes no cotidiano do trabalhador”. A título de exemplo: os cursos de especialização dos técnicos de enfermagem; a necessidade de alteração na nomenclatura dos auxiliares de enfermagem; a mudança na carga horária dos Assistentes Sociais; entre outras situações que não mais atendem a carreira destes servidores.

Por fim, a luta pela igualdade nos recursos do Incentivo Financeiro Adicional (IFA) entre os Agentes de Saúde e Endemias. Embora a lei tenha sido recentemente efetivada, os Agentes Comunitários de Endemias (ACE) não receberam o valor equivalente aos ACS por parte da gestão municipal, mesmo sendo da mesma categoria. “Vamos lutar para que a gestão faça a devida correção do IFA e todos os Agentes de Saúde e Endemias possam usufruir do benefício”, afirmou Napoleão Maracajá (@napoleaofmaracaja), vereador e vice-presidente do SINTAB. Para mais informações, entre em contato com o SINTAB pelo fone (83) 3341-3178, no site www.sintab.org.br ou através do instagram @sintab_pb.

Compartilhe essa informação com outros servidores e ajude o Sintab a ser mais forte

Veja Também

© 2024 - Sintab - Todos os direitos reservados.