Cidades - Campina Grande

SINTAB participa de encontro em defesa da Carreira Única do SUS para os profissionais da Saúde

Publicado em 25 de março de 2024

O SINTAB participou na última sexta, 22, do Seminário sobre Carreira Única e Interfederativa no SUS, realizado pelo Governo do Rio Grande do Norte, em Natal. Estiveram presentes as diretoras do SINTAB Mary Priscila, Glaucineth Cavalcante e a servidora Assistente Social Rosiane Moreira. Ao final do encontro, foi aprovado a Carta Potiguar em Defesa da Carreira Única do SUS.

A diretora do SINTAB Mary Priscila destacou a importância desse evento para os profissionais da saúde, que há mais de 18 anos não acontecia: “é um movimento de evolução muito grande, porque traz um entendimento de coletividade e união entre todos os trabalhadores da saúde do país”, afirmou.

A Carreira Única do SUS é um projeto antigo do Ministério da Saúde. Este ano o Governo Federal está retomando a proposta da Carreira Única para contemplar não somente as carreiras típicas e tidas como da Saúde, como também de todos os profissionais, trabalhadores e trabalhadoras, do Sistema Único de Saúde.

A Paraíba ainda não realizou a sua Conferência Estadual da Saúde, mas o SINTAB irá defender em reunião do Conselho Municipal de Saúde a orientação para que também seja realizada o Seminário Paraibano em Defesa da Carreira do SUS, com o objetivo de elaborar a Carta Paraibana de Apoio a Carreira do SUS.

O seminário integra um conjunto de encontros pensados pelo Observatório do SUS, com o objetivo de promover uma discussão abrangente sobre os desafios estruturais do Sistema Único e de apresentar propostas para enfrentá-los. O evento faz parte das Conferências Livres preparatórias para a Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde. Para mais informações, entre em contato pelo fone (83) 3341-3178 ou através do instagram @sintab_pb.

Compartilhe essa informação com outros servidores e ajude o Sintab a ser mais forte

Veja Também

© 2024 - Sintab - Todos os direitos reservados.